Faça o seu PEDIDO DE MÚSICA

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando Agora:

Subvariante da Ômicron mais contagiosa já está em 57 países, diz OMS

A subvariante recém-descoberta da Ômicron, a BA.2, que é 33% mais contagiosa do que a original, já foi detectada em 57 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

London, UK - 5 February, 2021 - a senior woman wearing a protective face mask passing by an outdoor produce market on Wood Green high street© VictorHuang/istock London, UK - 5 February, 2021 - a senior woman wearing a protective face mask passing by an outdoor produce market on Wood Green high street

Em sua atualização epidemiológica semanal, a OMS observou que, em alguns países, a subvariante agora representa mais da metade de todos os casos sequenciados de Ômicron.

Maria Van Kerkhove, epidemiologista e líder técnica da OMS na pandemia de coronavírus, disse que os dados iniciais indicam que o BA.2 teve “um ligeiro aumento na taxa de crescimento em relação ao BA.1”, a primeira versão da variante Ômicron.

No entanto, Van Kerkhove disse que “não há indicação de que haja uma mudança na gravidade” na subvariante BA.2.

Linhagem mais capaz de infectar vacinados

A variante BA.2 tem cinco mutações únicas em uma parte fundamental da proteína spike que o vírus usa para se ligar às células humanas e invadi-las. Mutações nesta parte do vírus, conhecida como domínio de ligação ao receptor, são frequentemente associadas a uma maior transmissibilidade.

Segundo pesquisadores dinamarqueses, além de a BA.2 ser substancialmente mais transmissível do que BA.1, ela também possui propriedades imunoevasivas que reduzem ainda mais o efeito protetor da vacinação contra a infecção.

Na Europa e em partes da Ásia, a nova subvariante foi responsável por um número crescente de casos nas últimas semanas. Na Dinamarca, a linhagem já é dominante.

Com casos crescentes, as autoridades de saúde do Reino Unido a classificaram como “variante sob investigação”.


Deixe seu Comentário